top of page

SOBRE O PROJETO

       O projeto Latin Grufti começou a ser produzido por Talita Bazzo Rauber no início da pandemia de COVID-19 em março de 2020, quando o isolamento social se tornou uma realidade. Inicialmente, envolveu experimentações nas áreas da música, vídeo, dança e performance, resultando em vídeos que transitavam entre vídeo-performance e vídeo-dança, posteriormente consolidando-se como videoclipes. À medida que o projeto evoluía, a artista também explorava conceitos do Gótico, identificando elementos que permeavam seu trabalho e o inspiravam a criar novos trabalhos.

           A artista associou o clima de medo dos anos 1980 - que, segundo Christoph Grunenberg, resultou em um ressurgimento do gótico -, ao medo induzido pela doença. Dessa forma, pode-se pensar o período da quarentena como um período gótico. O vírus, desconhecido e transmitido pelo ar, transformou qualquer pessoa em um monstro em potencial, uma possível portadora do vírus letal.

        Com a flexibilização gradual do isolamento social, após quase dois anos de projeto, a artista foi convidada a se apresentar em um evento noturno da subcultura gótica, o que a fez perceber que o projeto tinha características de uma banda. Ela passou a criar shows ao vivo, encarando as apresentações como performances, obras-acontecimento, produção de arte.

          Até o momento, o projeto produziu dez vídeos, lançados no YouTube entre 2020 e 2023, um álbum, chamado Pandemia, com sete músicas disponíveis em plataformas de streaming, e cinco shows realizados em várias cidades. A maioria dos shows foi realizada em eventos da subcultura gótica, e as apresentações foram registradas e compartilhadas no YouTube.

Fases do projeto

2023-2025

Mestrado

Início do mestrado sobre o projeto "Latin Grufti" no programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade de São Paulo, na linha de Poéticas Visuais, e interações entre Arte&Rock, com professor orientador Mário Ramiro.

Pensar a produção de outras obras em outros meios expressivos que rodeiem as temáticas das músicas.

2022-hoje

Apresentação de shows

No carnaval de 2022, com a flexibilização do isolamento, o projeto foi convidado a participar do Gothic Carnival, em Curitiba. Desde agosto de 2020, os shows começaram a ser pensado como obras-acontecimento, devido a busca pelo caráter artístico das apresentações performáticas.

2021-2022

Monografia

Aprofundamento no estudo sobre o Gótico nas Artes e produção acadêmica da monografia intitulada "Latin Grufti: produção poética e audiovisual", orientada pela professora Luana Veiga, na Universidade Federal do Paraná, graduação em Artes Visuais.

2020-hoje

Videoclipes

A partir do quarto vídeo, Das Leben, lançado em junho de 2020, os trabalhos começaram a ter um caráter mais voltado ao meio do videoclipe, com estruturas musicais mais organizadas e letras cantadas. 

2020

Videos experimentais

De março a maio de 2020, foram produzidos três vídeos. O primeiro, Quarantine is now Activated, foi o mais experimental de todos. O segundo, Histeria, um vídeo mais performático, uma crítica política. O terceiro, Headache/Dor de Cabeça, com caráter de curta-metragem, pequena narrativa da vivência em isolamento.

bottom of page