gothic art
Pesquisa
2023
Comunicação: LATIN GRUFTI E O GÓTICO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA,
para a VI SEMANA INFERNAL
A Semana Infernal é uma semana acadêmica voltada para questões do inferno, do mal, do diabo, entre outros, organizada pelos grupos de pesquisa acadêmica Lapheme, Meridianum e Virtu. Nesta edição de 2023, seu tema teve como foco as corporeidades. Segue abaixo o resumo da comunicação realizada neste evento.
Resumo: No âmbito das Poéticas Visuais, na linha de interações entre a arte e o rock, desenvolvo o projeto intermídia Latin Grufti, configurado como uma banda solo de artista mulher. Várias linguagens são exploradas com a produção de músicas, de videoclipes e de shows performáticos, considerados neste trabalho como obras-acontecimento. É uma produção orientada pelo gótico, aqui entendido como um conjunto de características temáticas e estéticas. Como forma de resistência, os atributos góticos abrangem uma variedade de dissidências a normatividades impostas socialmente sobre o corpo, físico e mental. O reconhecer-se nestes modos resistentes acompanha a adoção de modos dissonantes de ver, ouvir e sentir o mundo. Diante da já vasta pesquisa do gótico na literatura, no cinema e na cultura, questões góticas nas artes plásticas são um terreno pouco explorado, porém fértil para a pesquisa acadêmica. Portanto, para a VI Semana Infernal, proponho realizar a apresentação de um memorial do processo de criação do projeto Latin Grufti, baseado na metodologia de Cecília Almeida Salles, no qual destaco os principais atributos que não apenas incitaram a geração de ideias, mas também que se manifestaram nas obras finalizadas. Além disto, farei uma breve introdução às bases da inextensa pesquisa existente sobre a temática gótica no contexto da arte contemporânea, a partir de autores como Christoph Grunenberg e Gilda Williams. Desta forma, busco contribuir para a prática e a construção de conhecimento que permeiam tanto o fazer artístico, quanto as manifestações do gótico na contemporaneidade.
Palavras-Chave: Arte contemporânea; processo de criação; gótico.
​
Registro completo disponível no YouTube no link.
2022
Artigo: 5 Séculos de Gótico nas Artes Visuais, para a revista Gothic Station edição n.7
​
"O Gótico nas artes visuais começou a ser debatido no final dos anos 1990 em países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Até hoje, é um tema pouco comentado, em parte por ser mais relacionado à literatura, e por outro lado, o Gótico acaba sendo, limitadamente, relacionado àquela “Arte Gótica”, arquitetônica, dos séculos XII e XVIII."
​
Acesse a revista gratuitamente no link.
2022
Monografia (UFPR): Latin Grufti: produção poética gótica e audiovisual
O presente trabalho traz o relato autorreflexivo sobre meu projeto gótico em artes do vídeo chamado Latin Grufti. O objetivo é refletir sobre os processos de criação, buscando elementos em comum e/ou divergentes na produção de nove vídeos no período de dois anos. A metodologia adotada, de forma aberta e flexível, baseia-se na teoria da crítica genética defendida por Cecília Almeida Salles em sua obra Gesto Inacabado. A pesquisa também é fundamentada em teorias acerca do Gótico e do Gótico nas artes visuais, relacionando a ressurgência do interesse pelo Gótico (e/ou por suas características) com a pandemia de Covid-19, que se constituiu em momento propício à produção poética gótica.
​
Palavras-chave: Gótico nas artes visuais, pandemia e arte, artes do vídeo.
​
Quem tiver interesse em ler, favor enviar um email solicitando o arquivo.
2021
Artigo: HR Giger, para a revista Gothic Station, edição 6
​
Neste Texto, Talita Rauber explora características góticas na obra do famoso artista, destacando seus principais elementos.
​
Acesse gratuitamente a revista no link.
2021
Resenha: Posthuman Gothic, para a Gothic Station edição 6
Posthuman Gothic (2017), organizado por Anya Heise-von der Lippe, é um livro de quatro partes e treze capítulos, em que os autores e autoras buscam traçar relações entre o pensamento pós-humano e o Gótico, apresentando análises de obras literárias, filmes, séries e videogames, desde Frankenstein ao O Show de Truman. Trazendo importantes teóricos, tanto do pós-humanismo como do Gótico, os autores exploram diferentes aspectos do pós--humano em narrativas góticas, desde o vampiro, o zumbi e o monstro até o pós-humano geneticamente modificado.
​
Acesse gratuitamente a revista no link.
​